sábado, 9 de março de 2024

POR QUE SE ADAPTAR?


(Jardim do Lago, Covilhã, Portugal - 20/01/2024)

**

Você conhece a história do patinho feio? Imagino que sim e imagino também que você esteja pensando que hoje vou falar sobre autoestima, mas não necessariamente. 

Em realidade, quero falar sobre como nós nos forçamos a nos adaptar a ambientes, pessoas e situações que simplesmente não nos cabem. 

E de como quando não conseguimos nos encaixar, nos sentimos exatamente como o Patinho Feio: preteridos, rejeitados, insuficientes e incapazes. Porque era assim que ele se sentia e se via, você se lembra, não é? E por isso, ele tentava desesperadamente pertencer àquele lugar de pato o que só reforçava mais e mais o seu sentimento de inadequação.

Mas aqui vai uma novidade: ele não precisava disso. Assim como você não tem que se adaptar a tudo e a qualquer coisa porque existem lugares que não são mesmo para você estar. Existem pessoas com quem não há sentido em você conviver. E existem contextos que não te interessam.

Assim como o patinho tentou se encaixar entre os patos, muitas vezes nos encontramos em situações em que sentimos a pressão de nos conformar a padrões que não refletem nossa verdadeira essência. E isso é péssimo, é desgastante e traz muito sofrimento. Isso faz você questionar o seu valor, faz você se perder de si.

O patinho só percebeu que a bolha dele não era dele e não servia para ele, quando entrou em crise e pôde se abrir para a jornada da descoberta de si mesmo. Com outras experiências e contextos, ele notou que para viver uma vida normal, não precisava nem sofrer nem se esforçar tanto.

Porque ele não era um pato, era um cisne. E se você for também?

Aí, de repente, quem sabe… terapia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário