domingo, 5 de abril de 2020

COVID-19 e Saúde Mental

De dentro de nossas casas olhamos pelas janelas e vemos belos dias: ensolarados, gostosos e... tranquilos? Sim, tranquilos. Por um instante percebemos que, por incrível que pareça, a vida segue e o mundo continua girando. Realizamos, ainda, que somos finitos, passageiros, substituíveis e que as coisas existem com ou sem a gente.
Ouvimos poucos carros e não encontramos quase ninguém na rua; poucas risadas, nenhum contato físico e olhares de soslaio. As lojas estão fechadas, mas os hospitais estão cheios; não podemos trabalhar, mas também não estamos de férias.
Perdemos o controle: ele escapou de nossas mãos como sabão no banho. Tudo é incerto, tememos o futuro e as paredes de nossas casas nos sufocam. Não achamos o que fazer: limpamos os cômodos, arrumamos os armários, comemos e damos comida para nossos animais ou filhos, vemos filmes e séries e lemos livros e assistimos TV e inventamos receitas e jogamos o tempo fora olhando as redes sociais e... nada. É difícil preencher o dia.
E mais! É difícil estarmos isolados com nós mesmos. Não nos conhecemos e nem ousamos. Tentamos parecer bem e focados para não precisamos enfrentar nossos monstros internos e nos responsabilizarmos por eles.
Também, de qualquer forma, COVID-19 nos acompanha desde o momento em que acordamos até a hora que dormimos. O vírus ditará as próximas regras e nós teremos de aceitá-las, gostando ou não, perdendo dinheiro ou não, deixando empregos ou não e, é claro, enlutados pelas pessoas que amamos ou não.


São tempos horríveis, tenebrosos, não há como fingir que não são. A ansiedade nos toma por completo e nós sofremos com as infinitas possibilidades que o destino nos reserva a partir de agora. Temos medo, temos crises, temos surtos... às vezes nos sentimos bem e outras nos vemos por um fio.
Não tenha vergonha de pedir ajuda, aliás, tenha coragem. Coragem para lidar com você mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário